Certificação

As sementes produzidas na Sementes Giovelli possuem: Classes certificadas (C1 e C2) e Classes fiscalizadas (S1 e S2).

No sistema de produção de uma cultura, a escolha da cultivar é muito importante para o sucesso da lavoura. Um erro na compra das sementes pode resultar em grandes prejuízos. As sementes certificadas apresentam algumas características importantes e que devem ser consideradas no momento da decisão da compra.

ORIGEM - Quando da compra de sementes certificadas, o agricultor recebe uma Nota Fiscal do produtor ou do comerciante de sementes citando a inscrição no RENASEM (Registro Nacional de Sementes e Mudas) do produtor, descrevendo a espécie, seja ela soja, trigo, etc., o nome da cultivar conforme registro e a categoria (básica, C1, C2, S1 ou S2). A identificação do lote também consta da nota fiscal, devendo estar listado no certificado de sementes ou termo de conformidade, dependendo da classe produzida, documento anexo que deve ser disponibilizado ao comprador.

QUALIDADE – As sementes certificadas são produzidas seguindo normas determinadas pelo Ministério da Agricultura objetivando a produção, comercialização e sua utilização. Desta forma, garantem a identidade e pureza genética e a qualidade de purezas físicas e fisiológicas mínimas.

GARANTIA – A produção de semente certificada é acompanhada por um Responsável Técnico durante todas as fases de produção e beneficiamento. As categorias básicas, C1 e C2 são garantidas por uma Entidade Certificadora através de um Certificado de Sementes, e as categorias S1 e S2 são garantidas pelo Responsável Técnico através da emissão de um Termo de Conformidade. Ambos atestam que os lotes relacionados atendem às normas de produção e comercialização, estando assim prontas para serem utilizadas.

SEGURANÇA – A semente que apresenta idoneidade na origem e qualidade comprovada nos processos de produção, garante ao agricultor uma maior segurança de que terá uma lavoura bem estabelecida, com população ideal. Estes fatores são fundamentais para que uma lavoura tenha um bom potencial de lucratividade, em contrapartida da certeza do prejuízo quando grãos sem origem, com péssima qualidade são utilizados como semente.

INOVAÇÃO – Esta quinta característica associada às sementes certificadas é muito importante. É resultante do recolhimento dos Royalties e Taxas Tecnológicas em favor dos Obtentores das cultivares para manter os programas de pesquisas desenvolvendo novas cultivares, mais produtivas e seguras para os produtores de sementes e agricultores.